Verbo regular e verbo irregular - Português

Dependendo de como altera sua forma quando é conjugado, um verbo pode ser regular ou irregular.

Dizemos que um verbo é regular quando ele, ao ser conjugado, não sofre nenhuma alteração no radical. Conjugando, por exemplo, o verbo andar, em qualquer tempo e pessoa, o radical (and-) não sofrerá alteração: eu ando, se eles andassem, nós andaríamos etc. Outros exemplos:

  • falar, viver, depender, dividir, partir
Por outro lado, dizemos que um verbo é irregular quando, ao ser conjugado, sofre alterações (geralmente no radical), desviando-se de seu paradigma (modelo) de conjugação. Veja:
  • dizer - digo, disser, direi.
  • fazer - faço, fizessem, faremos.
  • caber - caibo, coubessem, caibam.
Regularização de verbos irregulares

Você já ouviu crianças pequenas falando, por exemplo, "eu sabo" ou "eu fazi"?

As crianças, quando estão aprendendo a falar, frequentemente usam formas de verbos irregulares como se fossem regulares. É comum, por exemplo, elas dizerem "eu fazi" (em lugar de "eu fiz"), "eu sabo" (em lugar de "eu sei", "ele fazeu" (em lugar de "ele fez"), "eu trazo" (em lugar de "eu trago").

É fácil perceber por que esse fato acontece na linguagem infantil. Compare, por exemplo:
  • beber (verbo regular) - eu bebi - forma regular
  • comer (verbo regular) - eu comi - forma regular
  • fazer (verbo irregular) - eu "fazi" - forma regularizada
Ou seja, as crianças criam as formas por meio de analogias, isto é, de comparações com formas de verbos regulares que elas já conhecem.
Casos semelhantes também ocorrer na linguagem dos adultos; não é raro as pessoas dizerem "se ele trazer" (em lugar de "se ele trouxer"), "se você pôr" (em lugar de "se você puser"). "ele manteu" (em lugar de "ele manteve") e outras semelhantes. Tais formas ("se você trazer", "se ele pôr", "ele manteu" etc.) cabem, sem problemas, numa situação informal de comunicação, mas não são válidas na variedade culta da língua.

1 comentários:

como passo um verbo regular para irregular

19 de março de 2012 às 19:48 comment-delete

Postar um comentário