Política - Sociologia

A política é uma atividade humana muito importante. Podemos buscar, na origem da palavra, o entendimento do que seja essa atividade. "Política" se origina do termo grego polis que significa cidade e se refere a tudo o que é público ou relacionado à coletividade.

O filósofo grego Aristóteles dizia que as atividades humanas estão localizadas em dois espaços: a oika (casa) cujo centro é a vida familiar e privada e a polis (cidade) que dava ao indivíduo uma vida em comum. Nós temos, então, uma vida particular que diz respeito à família e aos amigos. Mas temos também uma vida pública que diz respeito à nossa relação com outras pessoas em um espaço público.

Dalmo de Abreu Dallari (1994) definiu política da seguinte forma:

[...] a organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos. [...] toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, o funcionamento e os objetivos de uma sociedade. (DALLARI, Dalmo de Abreu. O que é participação política. São Paulo: Brasiliense 1994. p.81) (Fragmento)


No espaço familiar e privado, é construída uma organização pelos pais e outros membros da família. Regras são definidas, responsabilidades são atribuídas e decisões são tomadas em relação à vida financeira. O espaço público também precisa de organização. É a atividade política que deve se encarregar da tarefa de organizar a nossa vida pública, estabelecendo regras, definindo os objetivos, e tudo isso é feito através de decisões políticas.

Quem faz a política?


É muito comum os cidadãos atribuírem toda a responsabilidade das coisas negativas e também das positivas que acontecem à política, aos políticos, àqueles que exercem algum cargo político. Mas é importante que se saiba que qualquer pessoa ou grupo social que produz, com sua ação, algum efeito sobre os objetivos da sociedade ou sobre as regras de convivência foi responsável por um ato político. Vejamos o exemplo de Mahatma Gandhi (1869-1948), que não era detentor de nenhum cargo político, nunca foi um parlamentar ou ocupou qualquer função pública e, no entanto, atuou em defesa da independência da Índia e se saiu vitorioso.

2 comentários:

Bom site, mas acho que deviam falar sobre a politica e seus doutores(Hobbes, Maquiavel) Sou professor de Sociologia e para ficara craque nisso, faca artigos, pesquisar profundas, mas o site esta divino. Parabens.

Anônimo
10 de novembro de 2012 às 12:58 comment-delete

muito obrigado serviu mesmo!

Anônimo
28 de agosto de 2013 às 23:35 comment-delete

Postar um comentário