Movimentos Artísticos - Artes

CUBISMO:


Aqui você encontra: Influências do cubismo, Características do Cubismo, Criação do Cubismo, Artistas Cubistas e muito mais:



O cubismo surgiu no século XX, No terreno da escultura, o cubismo destaca-se dos movimentos artísticos anteriores porque, diferentemente deles, suas obras são pensadas e construídas como nas colagens, com todo tipo de materiais: madeira, metais, papelão, cordas e outros, todos reunidos com o único fim de se obter uma escultura praticamente experimental e não concebida para a posteridade em mármores eternos e metais sólidos.
Como acontece na pintura, predominam as formas geométricas planas, e o pouco volume é conseguido com sua superposição. Não há preocupação quanto ao ponto de vista do observador, nem quanto à criação de cavidades ou espaços, nem sequer quanto à direção da luz. Às vezes há uma aproximação dos princípios futuristas, na tentativa de plasmar não apenas as diferentes faces espaciais de um objeto, coisa natural na escultura, mas também as temporais.
Um valor adicional da escultura cubista é a fascinação de seus representantes pela arte étnica, principalmente a africana, pela qual se deixam influenciar e da qual extraem aquilo que lhes agrada.
Os artistas Cubista mais conhecidos foram: 

Georges Braque
 Marcel Duchamp 
Juan GrisFernand 
Leger Jacques 
Lipchitz Liubov 
Popova Francis Picabia 
Pablo Picasso 
Louis Marcoussis
 Jean Metzinger Marie
  Vassilieff Fritz Wotruba 




O Cubismo teve um grande impacto sobre os artistas das primeiras décadas do século 20 e que deu origem ao desenvolvimento de novas tendências da arte como: futurismo, construtivismo e expressionismo.  

ABSTRACIONISMO / ARTE ABSTRATA:
Aqui você encontra: Influências do abstracionismo, Características do abstracionismo, Criação do abstracionismo, Artistas abstracionistas e muito mais:

O abstracionismo foi desenvolvida no século XX, o Abstracionismo ou Arte Abstracta é compreendido como a arte que não representa objectos próprios da nossa realidade concreta. Os formato geométricos, as linhas e as cores ganharam, assim, um maior valor independente da realidade, não mostrando nada em concreto, apenas os impulsos estéticos, sentimentos ou emoções do artista.
Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior. Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromáticas, conseguindo variações espaciais e formais na pintura, através das tonalidades e matizes obtidos. Eles querem um expressionismo abstrato, sensível e emotivo.


Com a forma, a cor e alinha, o artista é livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacioná-los a lembrança do mundo exterior. Estes elementos da composição devem Ter uma unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.


Os artistas Cubista abstracionistas mais conhecidos foram: 
FRANZ MARC (1880-1916)
WASSILY KANDINSKY (1866-1944)

                                                Abstracionismo no brasil:

O que foi o abstracionismo no brasil? 


A abstração surge com maior ênfase em meados dos anos 50. O curso de gravação de Iberê Camargo (1914-1994) forma uma geração de gravuristas abstratos, na qual se destacam Antoni Babinski (1931-), Maria Bonomi (1935-) e Mário Gruber (1927-). Outros impulsos vêm da fundação dos museus de Arte Moderna de São Paulo (1948) e do Rio de Janeiro (1949) e da criação da Bienal Internacional de São Paulo (1951). Entre os pioneiros da abstração no Brasil, destacam-se Antônio Bandeira (1922-1967), Cícero Dias (1908-) e Sheila Branningan (1914-). Posteriormente, artistas como Flávio Shiró (1928-), Manabu Mabe (1924-1997), Yolanda Mohályi (1909-1978), Wega Nery (1912-), além de Iberê, praticam a abstração informal. A abstração geométrica, que se manifesta no concretismo e no neoconcretismo também nos anos 50, encontra praticantes em Tomie Ohtake (1913-), Fayga Ostrower (1920-), Arcângelo Ianelli (1922-) e Samson Flexor (1907-1971).
FUTURISMO:

O Futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu, em Itália, a 20 de Fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista pelo poeta italiano Filippo Marinetti. As suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. E os primeiros futuristas também exaltavam a guerra e a violência.
Para os artistas, neste estilo procura-se expressar o movimento actual, registando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. Por exemplo, o artista no está interessado em pintar um carro, mas sim captar a velocidade descrita por ele no espaço. Os seus primeiros seguidores foram: Umberto Boccioni, Carlo Carrà e Luigi Russolo.
As suas principais características são: Alternância de planos na sobreposição de imagens; Mobilidade no controlo das formas; Fragmentação da luz; Cores muito contrastadas. Cavalo e Cavaleiro, Carlo Carrà, 1912-1913.



FUTURISMO NO BRASIL:

movimento colabora para desencadear o modernismo, que dominou as artes após a Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas do futurismo e discutem suas idéias, mas rejeitam o rótulo, identificado com o fascista Marinetti.

    




SURREALISMO:
Aqui você encontra: Influências do Surrealismo, Características do  Surrealismo, Criação do Surrealismos, Artistas    Surrealistas e muito mais:

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido, em Paris (França), nos anos 20, que reunia artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo. Foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939). Os seus principais representantes são Max Ernst, René Magritte, e Salvador Dalí, nas artes plásticas e André Breton, na literatura.
O Surrealismo descreve o “surreal”, ou seja, o inconsciente, e entender o mundo dos sonho. Nem sempre são fáceis de perceber, estes quadros representam seres estranhos e fantasmagóricos, com colecção de objectos do quotidiano. Nos quadros surrealistas, as imagens vão tranquilidade do sonho e a desassossego dos pesadelos. A Andorinha de Amor, Joan Miró, 1933-34



ESCULTURA SURREALISTA:

No surrealismo, melhor do que falar em escultura, deve-se falar em objetos retirados do seu contexto - algo muito parecido com o que o francês Marcel Duchamp, na ocasião também membro do movimento, havia iniciado com seus ready mades. Os surrealistas se dedicaram conscientemente a reunir os objetos mais díspares, privados de sua funcionalidade, para expressar as necessidades mais íntimas do homem. No começo, chegaram inclusive a falar de dois tipos de objetos: os naturais (vegetais, animais e minerais) e os de uso cotidiano.

                                               ARTE CINÉTICA:


Aqui você encontra: Influências da Arte Cinética, Características da Arte Cinética, Criação da Cinética, Artistas da Arte Cinética e muito mais:




A arte cinética, também conhecida como Cinetismo, explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.
A arte cinética busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.
Artistas como Marcel Duchamp, Alexander Calder,Victor Vasarely, Jesus Raphael Soto, Abraham Palatinik, Yaacov Agam, Jean Tinguely, Pol Burysão os artistas mais conhecidos deste movimento.

                                                 POP ARTE:

Aqui você encontra: Influências da Pop Arte, Características da Pop Arte, Criação da Pop Arte, Artistas da Pop Arte e muito mais:

O Pop art surgiu como uma rebelião aos estilos convencionais de arte, trazendo de volta as realidades do dia-a-dia e a cultura popular. Essa nova modalidade de manifestação artística surgiu na Inglaterra, porém teve seu pleno desenvolvimento em Nova York, EUA, nos anos 60.
O pop art começou a tomar forma quando alguns artistas, depois de estudar símbolos e marcas da propaganda, começaram a transformar isso em arte. O objetivo principal dos artistas do pop art era criticar a sociedade por causa do consumismo.
Principais artistas do movimento Pop Art: 
Richard HamiltonAndy WarholRoy LichtensteinRobert Rauschenberg.

                                                  ARTE OP:

Aqui você encontra: Influências da Arte Op, Características da Arte Op, Criação da Arte Op, Artistas da Arte Op e muito mais:


Na Op art, as cores têm a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador. Visando atingir o dinamismo, os artistas usam tons vibrantes e círculos concêntricos, dando a idéia de movimento e interação entre os objetos e o fundo.
Principais artistas do movimento Óptico são: 
Bridget RileyVictor VasarelyAlexander CalderYouri Messen-Jaschin.

                                                                                   
                                          
                                           EXPRESSIONISMO:

Aqui você encontra: Influências do Expressionismo, Características do Expressionismo, Criação do Expressionismo, Artistas  Expressionistas e muito mais:



Principais características:
Pesquisa no domínio psicológico 
Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
Pasta grossa, martelada, áspera
Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;
Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Principais Artistas:

Gauguin, Cézanne e Van Gogh 



IMPRESSIONISMO:

Aqui você encontra: Influências do Impressionismo, Características do Impressionismo, Criação do Impressionismo, Artistas Impressionistas e muito mais:


Impressionismo foi inicialmente atribuido a um grupo de jovens pintores com um tom extremamente pejorativo. Estamos na segunda metade do século XIX, e a grande evolução - quer a nível tecnológico ou a nível cultural - centrava-se essencialmente em Paris, no coração da Europa.
O meio era o mais favorável possível à inovação, registando dois fatores absolutamente fundamentais: a invenção da fotografia e o início da produção e comercialização de tintas preparadas quimicamente, em bisnagas.



1 comentários:

Adorei ! Obrigada.

15 de janeiro de 2013 18:50 comment-delete

Postar um comentário